Análise: Diamonds and Pearls – Prince

Bom, esse é o primeiro post oficial do brogue. Então, pegarei uma análise que estou querendo fazer há tempos e não me apareceu a oportunidade. A minha fase musical de agora é Prince. Sinceramente, comecei a escutá-lo por causa de Jojo, onde a stand de Giorno Giovanna se chama Gold Experience e fiquei curioso de saber sobre a música que a originou. Desde então, venho aos poucos, baixando a discografia da maior interrogação da música.

Uma coisa que preciso deixar bem claro é que avalio o Prince como artista. Ele como pessoa é ridículo, afinal, a Internet é coisa do passado, ultrapassada e que não venderia suas músicas ao Itunes de jeito nenhum, que desvaloriza o artista (apesar de que ele não está sozinho nessa). Mas agora o Prince como compositor, é algo realmente excepcional. E para essa resenha de abertura, apresento-lhes Diamonds and Pearls.

Lançado em 1991, é o segundo álbum de Prince como líder da formação New Power Generation (o primeiro foi Graffiti Bridge). Um sucesso de vendas, o álbum marcou por conter uma fusão de diversos ritmos como o Funk (americano), Pop e o Rock. E como prova dessa fusão, há a música Gett Off, cuja letra trata de uma mulher que, não satisfeita sexualmente, vai atrás de um prostituto capaz de fazê-la andar nas nuvens.

A composição instrumental de Gett Off é simplesmente divina. A mesma conta com uma batida uniforme e ocasionalmente, iluminada com um marcante solo de flauta. Há uma referência à Mother Popcorn, de James Brown também, em sua letra.

Outra música muito interessante é Cream. Apesar de vocês não conhece-la, tenho certeza que já a ouviram. A sequência inicial é a música tema do quadro “Bola Cheia”, do Fantástico. Cream apresenta uma batida agradável e que não irrita os ouvidos ou os cansa, após ser ouvida repetidas vezes.

Por fim, a última música que gostaria de citar individualmente é Thunder. Aparentemente uma música gospel, no primeiro momento, mas depois torna-se explícito que a estrofe de abertura “Thunder – all thru the night/Promise to see Jesus in the morning light/Take my hand, it’ll be alright/C’mon save your soul tonight“ se refere, na verdade, a uma noite de amor. A composição em si de Thunder, apresente uma estrutura divina.

Apesar de tudo, não é um álbum onde tudo se aproveita. Ainda existem músicas incrivelmente maçantes, mesmo para baladas, que causam desgosto quanto à formação do álbum. A música-título Diamonds & Pearls e Insatiable seriam totalmente dispensáveis por apresentarem gemidos indecifráveis e exoneráveis.

Diamonds and Pearls, contudo, ainda merece ser ouvido. Thunder por exemplo é uma música que valeria pelo álbum sozinho. Recomendado.


Lista de Faixas

  1. “Thunder” – 5:45
  2. “Daddy Pop” – 5:17
  3. “Diamonds and Pearls” – 4:45
  4. “Cream” – 4:13
  5. “Strollin'” – 3:47
  6. “Willing and Able”  – 5:00
  7. “Gett Off” – 4:31
  8. “Walk Don’t Walk” – 3:07
  9. “Jughead” – 4:57
  10. “Money Don’t Matter 2 Night” – 4:46
  11. “Push” – 5:53
  12. “Insatiable” – 6:39
  13. “Live 4 Love” – 6:59

Anúncios

2 respostas para “Análise: Diamonds and Pearls – Prince

  • Armando Severino Rosa

    Você tem toda razão Prince é uma das melhores coisas que ainda existe na musica seu estilo é foge de toda as mesmices que existe por aí, ele sempre tem alguma novidade para nos apresentar algumas surpreendentes e outras sem o menor pudor.
    Ele é um artista em que a gente sempre fica esperando alguma novidade, seja em apresentação, arranjo, performance etc…, as vezes são boas outras em que a gente fica meio decepcionado mas a verdade é que sempre esperamos muito mais por se tratar de Prince, ele com um trabalho ruim é melhor que muita gente aparecendo na mídia por aí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: