Modinha Apocalíptica

A verdade é que apocalipse zumbi e coisa do gênero já encheu o saco. A temática era divertida, mas já saturou. Qualquer merda é motivo para apocalipse zumbi, qualquer universo criado é apocalipse zumbi. Apocalipse Zumbi e apocalipse zumbi.

Afirmo que a maior parte da culpa vai para a série The Walking Dead, que sintetizou o que há de ruim e repetitivo nesse conceito. A HQ já era monótona, arrastada e chata (sim, antes que comece a questionar, eu já a li uns três encadernados lá por volta de 2008). Vi o primeiro episódio do seriado e falei “É tão bosta quanto a HQ, mas vai fazer sucesso”. Faceplam.

E de fato, fez. Principalmente entre a esquadra dos pseudo-nerds do 9gag e similares. Agora, uma população inteira sonha com o dia em que a sociedade mundial entrará em colapso graças a uma epidemia X que transformou a galera em zumbis. E o pior, se acha preparado para quando isso acontecer. Ah sim, claro. Porque todo mundo é muito cool demais para acabar virando um deles. Assistir The Walking Dead vai torná-los experts no assunto.

E isso não é apenas com o seriado. Highschool of the Dead também. É um dos mangás mais lixos do mundo. É puro fanservice barato para chamar a atenção do leitor, porque zumbi chama atenção. Peitos gratuitos chamam atenção. Enredo que é bom, nada, o mesmo que vale para The Walking Dead. E ainda, tem aquela porcaria do Kore Wa Zombie Desu Ka?, que pode ser comédia, mas é uma das coisas mais imbecis que já vi. Ou ainda Sankarea, que dropei depois de cinco minutos do primeiro episódio.

Videogames? Olha, a rigor, parem e tentem dar uma desculpa real e coerente para a Activision ter colocado um modo zumbi em Call of Duty. Simplesmente não existe. Quer fazer sucesso hoje? Coloque zumbis. Crossfire? Também. Colocaram um modo zumbi lá. A lista de jogos que agora contam com zumbis pelo simples sentimento de “vamos ter um modo com zumbis” é infinita. E se alguém vier com uma desculpa de “é maneiro”, merece umas palmadas, porque explicar o motivo em específico, não sabe. Ou melhor, até tem motivo, o capitalista, porque tá cheio de otário que compra.

Trabalhar com a temática do apocalipse Zumbi hoje é a mesma coisa que jogar para o alto o desenvolver de qualquer enredo para colocar aleatoriedades e mais aleatoriedades de personagens que querem sobreviver. São séries que não vão a lugar nenhum.

O pior é que isso gerou uma gama gigantesca de fãs nojentos. Recentemente, Zombieland ganhou um piloto de seriado. O filme de Zombieland foi simplesmente genial, porque entra como sátira justamente a essa ideia de apocalipse zumbi. O piloto para o seriado, produzido pela Amazon, foi igualmente genial. Só que os fãs “maneiros” de The Walking Dead não toleram que façam isso com essa “tão séria” temática.

Em todo lugar onde eu via uma notícia sobre o piloto da série, vinham comentários infinitos como “só mais the walking dead seriado muito show”, “não é melhor que TWD !!!!!”, “TWD É MT MELHOR SZ’”, “Queria que a Amazon tivesse prejuízo com esta porcaria! Seriado de zombies só TWD mesmo!”, “~prefiro the walking dead”, “Podreeeee! Não só essa mas todas as outras series de zumbis que surgiram depois de The Walking Dead não chegam aos pés do seriado, vão me desculpar mas só mil vezes The Walking Dead”, “haaaaaaaaaaaa the walking dead e melhor que todos os filmes que existem e lanço agora zumbieland affs, gente assista the walking dead e bom de mais da conta!!!!”, “nao vai chegar aos pés de TWD” e etc.

E sim, são todos comentários reais e reproduzidos na íntegra. Nota: uma gama gigantesca trabalha na “VASP”. Teve um cara que era “Camper na empresa Call of Dutty mw3”, para ver o nível da galera.

Pior ainda foi a legião criticando o fato de os atores não serem os mesmos do filme. Ah sim, é claro que um cara que foi indicado ao Oscar e está com a moral nas alturas agora vai se rebaixar e fazer um seriado de Zumbi. E ainda, é um episódio piloto. Muita coisa poderia mudar. Teve um que falou que era uma série forçada. Ah sim, porque mortos que se levantam das tumbas já não é forçado por si só.

Ok haters, vocês conseguiram. Um grupo ridículo cuja média de idade é 12 anos conseguiu boicotar uma série de TV que finalmente prometia uma abordagem diferente e interessante ao tema. Qual é a próxima meta de vocês? Boicotar Thriller do Michael Jackson, só porque zumbis não dançam?

Não é que eu não goste de apocalipse zumbi (já fiz até uma capa da Nostalzine Club sobre o tema). O problema é que já está cansando porque quando decidem fazer algo novo de zumbi, sempre sai mais do mesmo. Não existem novas abordagens ao tema. É sempre a mesma bosta que nunca vai a lugar nenhum. Dead Rising, por exemplo, trabalha muito bem com a ideia do ponto de vista midiático, caso acontecesse de fato um apocalipse zumbi, bem como a mesma mídia utilizaria o ocorrido para se promover. Lollipop Chainsaw é maravilhoso por ser tão sátira ao tema como foi/é Zombieland. Todas são abordagens interessantes. The Walking Dead, não. Highschool of the Dead, não. E o próprio Cowadooty é ainda pior, porque nem abordagem faz. Por fim, Kore Wa Zombie Desu Ka? pode até ser uma abordagem diferente, mas é uma abordagem tão podre que nem pode ser considerada.

Depois de tanto tempo trabalhando com a temática, só agora que o Romero deve ter desenvolvido problemas para dormir, depois de ver a maneira como é a abordagem hoje.

Terminei. À espera das tochas, forcados, paus e pedras contra a minha pessoa. Ah, mas não vai ser muita coisa. Garotinhos de 12 anos não têm força para acertar uma pedra na minha fuça e não conseguem acender um isqueiro.

Anúncios

3 respostas para “Modinha Apocalíptica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: